[por Talita Rodrigues Nunes, do blog Só Melhora]
Não sei se isso é claro para todo mundo, mas um planner vai muito além da agenda tradicional. Costumo definir planner como uma ferramenta de organização pessoal.
Isso porque colocando meus compromissos, pensamentos e emoções no papel fica mais fácil entendê-los, desenvolvê-los, resolvê-los. E colocando tudo num mesmo papel (como o planner) não perco nada, não sobreponho itens importantes e os visualizo melhor.
❤ O Planner como ferramenta de Organização Pessoal
O planner é uma ferramenta de organização do tempo e planejamento pessoal e profissional. Pode-se dizer que é a evolução da agenda – e a minha escolha pessoal para me organizar.
Há diversos tipos e modelos de planners, mas todos são focados nisso: planejamento e organização. Pode-se centralizar num único lugar todos os compromissos que envolvam um projeto, como uma viagem em família ou a reforma da casa, por exemplo.
Muitas vezes, quando reclamamos de falta de tempo, na verdade não é tempo que nos falta, mas sim organização. Organizando nossos compromissos e planejando as tarefas que temos que fazer, normalmente conseguimos gerir melhor nosso tempo.
Cada um precisa descobrir qual jeito de se organizar funciona melhor para si. Algumas pessoas gostam de fazer listas, outras preferem marcar compromissos com horário determinado, outras ainda preferem pequenos lembretes.
Tudo isso é possível registrar num planner. Ter um lugar único para todas as áreas da vida facilita no dia a dia. Anotar ajuda a não esquecer. Anotar tudo num único lugar ajuda a não marcar compromissos na mesma hora. Planejar o caminho (as etapas) que precisa ser percorrido ajuda a alcançar o objetivo final.
Para conhecer vários métodos de organização do tempo e descobrir qual deles faz mais sentido para ti, vou deixar uma indicação de um texto bem completo: Organização do tempo.
❤ Como se organizar com um planner?
Uma das coisas de que mais gosto num planner é sua flexibilidade. Diferente de uma agenda, que já vem pronta, as páginas de um planner podem (e devem!) ser usadas de acordo com a necessidade de cada um.
O planner é uma ferramenta de planejamento pessoal com bastante espaço de adaptação. Cabe a nós transformar as áreas do planner de acordo com o que precisamos, com o que funciona melhor na nossa vida.
De um modo geral, num planner há a parte da agenda semanal: onde marcamos os compromissos como médicos, dentistas, reuniões, etc. Fica mais fácil visualizar tudo que temos que fazer no dia e na semana.
Há calendários mensal e anual: para registrar viagens, aniversários, férias, etc. Assim temos uma visão mais ampla e não corremos o risco de sobrepor eventos.
E há espaço para planejar atividades: uma viagem em família, a festa de aniversário do filho, uma mudança de casa, etc. Cada um desses eventos possui uma série de atividades que precisam ser realizadas, em datas determinadas, para serem concluídos com sucesso.
A maioria das marcas disponíveis no mercado brasileiro possui o que chamo de páginas extras. As tais páginas extras são as folhas que vão além dos calendários (anual e mensal) e da parte da agenda semanal. São páginas normalmente em branco: lisas, pautadas e/ou pontilhadas. Essas páginas podem ser adaptadas da forma que quisermos.
Ou seja, há ainda mais espaço para o planejamento financeiro, controle de compras pela internet, organização de estudo. Cada um adapta para as suas necessidades – adoro essa flexibilidade!
❤ 6 bons motivos para usar um planner:
1 – Organizar os pensamentos: Escrever nos obriga a compreender a dúvida. Visualizar nos faz ver o problema “de fora”. E ter todo esse processo anotado num único lugar facilita o acesso a essa informação quando quisermos encontrá-la ou relembrá-la.
2 – Descarregar a mente: Anotar os compromissos não apenas nos ajuda na organização, mas tira a carga da memória. A gente não precisa mais ficar o tempo todo tentando lembrar o que temos que fazer. É só pegar a lista e ler!
3 – O prazer de ticar: No final do dia (da semana ou do mês) ver aquela lista toda verdinha, marcada de itens realizados, dá uma sensação de produtividade e vitória que motiva qualquer um a continuar por esse caminho!
4 – Não perder ideias: Quantas vezes temos uma super ideia num lugar totalmente inesperado? Se deixarmos passar muito tempo, as ideias se perdem! Essa é a importância de ter um papel e uma caneta sempre por perto para anotar tudo e não perder nada.
5 – Lembretes para si: É um dos meus motivos mais carinhosos de por que usar um planner. Deixar recadinhos para mim mesma. Respirar fundo, sorrir mais, ligar para minha mãe e lembrá-la do quanto a amo. Lembretes para mim. Deu para entender?
6 – Produtividade e saúde mental: Informações organizadas e de fácil acesso otimizam o tempo e, consequentemente, nos fazem pessoas mais produtivas. Não ter que carregar tanta carga na mente e confiar que tenho tudo que preciso anotado diminui o estresse do dia a dia.
❤ 4 Dicas para usar um planner na sua organização pessoal
1 – Canetas coloridas: Utilizar cores diferentes para áreas determinadas da vida ajuda bastante na organização. Fica fácil perceber se o compromisso é de trabalho ou de lazer se usarmos cores distintas para isso.
2 – Abuse dos adesivos: Adesivos são perfeitos para usar no planner! Eles são super práticos e funcionais. Gosto de deixar algumas cartelas de adesivos no bolso do meu planner. Assim eles estão sempre à mão! É só destacar o adesivo e colocar no lugar desejado. Rápido e fácil assim.
3 – Cada coisa em seu lugar: Uma dica prática que funciona muito bem para mim é ter lugares determinados para cada tipo de compromisso. Dividir as áreas do planner de acordo com as nossas necessidades.
4 – Pré-organização no começo do ano: Antes mesmo do ano começar, já sabemos de uma série de compromissos que teremos, certo? Ou, pelo menos, já temos uma ideia de várias coisas que teremos que fazer no decorrer do ano. Gosto de já deixar isso pré-pronto no planner.
É por tudo isso que escolhi o planner como minha ferramenta de organização pessoal. E já não vivo mais sem!
Talita Rodrigues Nunes, 37 anos, casada com seu príncipe Charlles e mãe do Vinicius, de 5 anos. É apaixonada pelo seu planner e escreve sobre como ele a ajuda a organizar a vida de mãe, esposa, mulher e profissional no blog Só Melhora (somelhora.com.br).
Confira os arquivos digitais do Planner Fólios para download no nosso blog: Planner Fólios 2019 e MONO Planner Fólios 2019